Dicas

Como superar a ressaca literária e voltar a ler

Ler é um hábito maravilhoso. Além de nos transportar para mundos fantásticos e nos apresentar culturas desconhecidas, ainda aumentamos o nosso vocabulário no processo e até mesmo melhoramos a nossa escrita. Cada minuto que passamos lendo certamente não é um minuto perdido.

Ainda assim, há momentos em que ficamos meio cansados de livros e quadrinhos. Seja por motivos pessoais ou apenas por não estarmos com muita vontade de ler, a simples ideia de ficar virando páginas não nos agrada muito.

Se você já passou por isso, saiba que o nome é ressaca literária. Normalmente ocorre após ler algum livro ou história realmente cansativa. Mas, felizmente, essa situação é reversível. É possível voltar a se divertir com livros, mangás e quadrinhos seguindo alguns passos simples.

Nesse artigo, separamos algumas dicas que podem ajudar você a superar a sua ressaca literária e voltar a sentir prazer numa boa leitura. Só esperamos que você não esteja tão cansado de ler que deixe nosso texto de lado.

Boa leitura e bom retorno aos livros.

1 – Talvez seja hora de desistir

Relaxa, não estamos falando sobre desistir de ler de uma vez por todas. Nada disso, esse tópico é sobre deixar de lado aquele livro que você meio que está se forçando a ler.

Pode ser aquele clássico que todo mundo diz ser obrigatório ou aquele calhamaço de fantasia que simplesmente não caiu no seu gosto, se a leitura está sendo estafante demais, insistir nela talvez não seja uma ideia.

Não tenha receio em deixar um livro de lado e pegar outro título para ler no lugar dele. Claro, você não precisa desistir de uma vez por todas. Quem sabe no futuro você não dá continuidade e acha a leitura mais agradável?

2 – Tenha com quem conversar a respeito

Quando falamos com alguém que gosta das mesmas coisas que nós, ficamos mais motivados a dar continuidade às nossas paixões. Como quando descobrimos que um colega de trabalho assiste às mesmas séries que nós, parece até que nos sentimos mais fãs delas.

E a gente sabe como é difícil encontrar alguém que também goste de ler os mesmos gêneros ou sagas que nós, mas essa conversa não precisa ser com ninguém próximo. Na internet, há diversos grupos de discussão e até mesmo redes sociais totalmente voltadas para falar de livros.

Tendo com falar sobre suas leituras, dificilmente você irá desistir delas.

3 – É hora de experimentar

Se você está sempre lendo um mesmo gênero ou já leu tudo do seu autor favorito, então é o momento certo de arriscar. Pegue para ler um livro que você nunca leria, grandes surpresas podem estar te esperando nele!

Suspense e terror podem até dar medo, mas normalmente são gêneros com histórias viciantes. Fantasia e ficção científica às vezes são um pouco exaustivos, só que podem te levar para mundos e conceitos inimagináveis. Vistos como bobinhos, os romances costumam ser fáceis de ler. Uma biografia, apesar de previsível, pode te mostrar um lado desconhecido de alguém que você admira.

Apesar de você poder ter críticas, cada gênero pode surpreender e agradar dentro de suas respectivas propostas.

4 – Não tenha medo de reler

Todo mundo tem aquele livro querido que sempre volta para a nossa lista de leitura. Os personagens, a escrita, a narrativa, o mundo em que ele se passa… É tudo tão perfeito que sempre acabamos voltando para ele.

E se você estiver passando por uma ressaca literária, então tem motivos em sobra para relê-lo! Voltar para essa zona de conforto pode te fazer relembrar o porquê de você gostar tanto de ler.

5 – É tudo questão de meta

Está difícil voltar a ler 50 páginas diariamente e vários livros todo mês como você fazia antes? Volte aos poucos. Estabeleça uma meta de 15 páginas por dia e um livro todo mês, separando alguns minutinhos do seu dia para batê-la.

Quando você menos esperar, estará devorando títulos e mais títulos novamente.

E aí, conseguiu ler o nosso artigo inteiro? Agora é só colocar nossas dicas em prática para voltar a ser um leitor voraz como antes.

Caso precise de uma estante para colocar seus livros e quadrinhos, temos várias opções resistentes e espaçosas para você colocar na sua biblioteca particular. Além de combinarem com qualquer decoração, nossos móveis podem durar por gerações.

Postagens Relacionadas