Dicas

Como incentivar o hábito da leitura em crianças

Entre outras datas, em outubro comemora-se o Dia das Crianças, um momento bastante esperado pelos pequenos e pequenas, muito por causa dos brinquedos que eles recebem como presentes. Mas há outras maneiras de se divertir e exercitar a imaginação da criançada além dos carrinhos, bonecas e video games.

Com livros e quadrinhos é possível levar a criatividade e os sonhos delas para longe, rumo a mundos incríveis na companhia de personagens inesquecíveis. A leitura ainda ajuda na escrita da molecada, mostrando como palavras e pontuações devem ser utilizadas e ajudando-as a formar frases complexas.

No entanto, fazer as crianças tomarem gosto pela leitura não é fácil. Como competir com jogos, brinquedos e programas de TV tão coloridos e cheios de barulho? Para ajudar você a tornar seu pequeno um verdadeiro amante dos livros, separamos alguns conselhos sobre como isso pode ser feito.

Vamos lá?

1 – Um presente inesquecível

Como comentamos, este mês é celebrado o Dia das Crianças, e essa é uma ótima oportunidade para dar o primeiro livro para o seu filho ou sua filha. Faça uma surpresa, escolha um livro adequado para a idade e que desperte o interesse dele.

Se ele gostar da experiência de ler, você pode tornar isso um hábito, dando mais livros em outras datas especiais. Depois que esse se tornar um passatempo frequente para a criança, você pode levá-la para bibliotecas ou livrarias para escolher um título que tenha chamado sua atenção.

No futuro, após muito se aventurar pelo mundo da leitura, seu filho ou filha irá olhar com carinho para aquele primeiro livro que você deu.

2 – Vá com calma

Uma coisa é incentivar a leitura, outra é praticamente forçar a criança a ler algo contra a vontade. Se, num primeiro momento, ela não demonstrar interesse por livros, tente esperar um tempo para fazer uma nova tentativa.

Talvez o livro não tenha chamado a atenção dela, talvez ela não estivesse num bom momento para ler, talvez o título não fosse adequado para a idade da criança… É importante levar em conta todas essas razões para tentar “corrigir” nas próximas tentativas.

3 – Depende da idade

Como comentamos anteriormente, os livros devem ser adequados para a idade da criança. Não adianta dar algo cheio de palavras se o seu filho ainda estiver aprendendo a ler, muito menos dar algo muito infantil para um pré-adolescente.

Crianças muito pequenas vão preferir livros cheios de ilustrações, cores, texturas e que estimulem os sentidos delas. Já os maiorzinhos querem saber de ação e aventura. Prestar atenção a esses detalhes fará com que a criança não ache este um hobby chato e desinteressante, estimulando ela a procurar por outros livros parecidos.

4 – Leia junto

Tão importante quanto incentivar seu filho a ler livros é passar um tempo junto com ele, e ao realizar uma leitura conjunta você colocará as duas coisas em prática.

Você pode ajudá-lo a pronunciar palavras que ele não consegue, fazer perguntas sobre a obra ou só brincar mesmo. Este é um momento para os dois curtirem e se divertirem. E por que ficar só restrito aos dois? Você pode chamar o pai, a mãe, os irmãos e até os amiguinhos para participar. Pode ser o começo de um clube do livro!

5 – Nada como uma boa conversa

Ao falar sobre o que foi lido, você está participando da vida e dos interesses do seu pequeno e também o fará refletir sobre os assuntos abordados no livro. Vocês podem falar sobre o que aprenderam, o que gostaram, ou não gostaram e dividir suas interpretações. É uma forma de ajudar a criança a refletir sobre o que leu.

Talvez demore um pouco de tempo para seu filho ou sua filha começar a gostar de passar um tempo entre páginas e mais páginas, mas como há uma infinidade de livros por aí, não vão faltar oportunidades para você tentar. Indicar quadrinhos também é uma boa, uma vez que eles são cheios de ilustrações e, boa parte deles, não têm muito texto. Boa sorte!

E quando a coleção de vocês estiver muito grande, uma de nossas estantes pode dar o espaço e a estabilidade que ela precisa. Afinal, qualquer leitor sabe que cuidar dos livros também é muito importante.

Postagens Relacionadas